sexta-feira, 23 de agosto de 2013



Entre os dias 16 e 20 de setembro de 2013, no auditório principal do Arquivo Nacional, na cidade do Rio de Janeiro, ocorrerá o 3º Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos.

O 3º Seminário Internacional ‘‘O mundo dos trabalhadores e seus arquivos’’ tem como objetivo realizar debates sobre os documentos reunidos pelos arquivos operários, rurais, sindicais e populares, e sobre as particularidades que envolvem o tratamento desses acervos, constituindo-se em um fórum privilegiado para a transferência de informações e o incentivo à recuperação e preservação dos arquivos e da memória dos trabalhadores e suas organizações.

Nesta terceira edição, o Seminário terá como tema o “Direito à Memória e à Verdade”, compreendido como um direito transindividual que ultrapassa a formulação por meio dos atores políticos tradicionais, alcançando os mais diversos grupos da sociedade civil e experimentando as mais diferentes formas de reivindicação e concretização.

Para tanto, contará com a participação de conferencistas e especialistas nacionais e internacionais, que irão debater, a partir de diversas perspectivas disciplinares, assuntos de interesse relacionados aos arquivos dos trabalhadores da cidade e do campo, com destaque para as ações de recuperação da trajetória dos trabalhadores durante a ditadura brasileira de 1964-1985.

O seminário será, também, uma oportunidade para homenagear a Confederação Operária Brasileira (COB), primeira central sindical do país, no centenário do seu 2º congresso. A COB legou-nos um dos mais importantes conjuntos documentais produzidos pelos trabalhadores brasileiros na etapa inicial de sua organização sindical.

Durante o evento, serão oferecidos os minicursos “A Pesquisa em Arquivos” e “Implantação de Centros de Documentação: noções básicas voltadas para Movimentos Sociais”.

Complementado o programa, teremos a apresentação da peça “Maria sou eu”, que retrata a luta pelo não esquecimento das violações de direitos humanos praticadas por regimes repressivos.

O evento é dirigido a pesquisadores e profissionais com atuação na área de arquivos e centros de documentação operários, rurais, sindicais e dos movimentos sociais; a dirigentes e militantes sindicais e populares; a profissionais de arquivos públicos e privados que mantêm sob sua guarda acervos de organizações dos trabalhadores da cidade e do campo; a arquivistas, historiadores, assistentes sociais, cientistas políticos e sociais, documentalistas, bibliotecários e estudantes.

O Seminário Internacional “O mundo dos trabalhadores e seus arquivos” é um evento bienal, promovido pela Central Única dos Trabalhadores e, no âmbito do Arquivo Nacional, pelo Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas.

Nesta edição conta com o apoio do Programa Apoyo al Desarrollo de Archivos Iberoamericanos (ADAI – Espanha), do Institute of Social History (IISH – Amsterdam), do Centro de Documentação e Informação Científica da PUC-SP (CEDIC) e do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio.

As inscrições para participação no seminário e nos minicursos ainda estão abertas. As sessões de comunicações já estão fechadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário