segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Debate sobre 1ª Conclat marca o início da temporada 2013 dos Seminários do LHIST/Uesb


Em 1981, quando várias lideranças sindicais se encontravam na prisão e várias outras tinham seus mandatos cassados pelo regime militar, um grupo de 183 sindicalistas, de 13 Estados, lançou um manifesto que convocava trabalhadores e militantes para a realização de uma Conferência da Classe Trabalhadora (Conclat).

A 1ª Conclat foi realizada em agosto de 1981, na cidade de Praia Grande (SP), e marcou um dos mais importantes episódios da luta sindical contra o regime autoritário implantado no Brasil em abril de 1964. Diferentes correntes do movimento sindical estiveram ali reunidas em torno de uma pauta que consagrava a necessidade de luta por liberdades políticas e sindicais para a classe trabalhadora. Direito de greve, liberdade e autonomia sindical, direito de constituição de centrais sindicais, direito de sindicalização dos servidores públicos, ampliação da renda dos trabalhadores, revogação da Lei de Segurança Nacional e anistia – ampla, geral e irrestrita – a todos os que combateram e combatiam o regime militar foram algumas das bandeiras de luta que passaram a nortear o cada vez mais fortalecido movimento sindical brasileiro.

A exibição e discussão do documentário 1ª Conclat, produzido em 2011, por ocasião das comemorações dos 30 anos da Conferência, marca o início da temporada de 2013 dos Seminários do LHIST/Uesb. O vídeo será objeto de comentário do Prof. Dr. Belarmino de Jesus Souza (DH/Uesb). O evento ocorrerá na próxima quinta-feira, 17 de outubro, a partir das 17h30, no campus da Uesb de Vitória da Conquista.

Os seminários do LHIST (ano 5.2013) deverão se estender até o dia 19 de dezembro de 2013, com sessões semanais, sempre às quintas feiras, no horário das 17h30 às 19h, na sala 09, do módulo 1 de aulas do campus da Uesb de Vitória da Conquista. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail lhist.uesb@gmail.com ou pelo telefone (77) 34248697.

Nenhum comentário:

Postar um comentário