No próximo dia 30 de março, às 16h, no Salão Nobre do Arquivo Nacional (Praça da República, 173 – Centro – Rio de Janeiro), a Central Única dos Trabalhadores e o Arquivo Nacional lançam o livro “Arquivo, Memória e Resistência dos Trabalhadores no Campo e na Cidade. Comunicações do 2º Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos”.
O livro é resultado das comunicações apresentadas no 2º Seminário Internacional “O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos – Memória e Resistência”, que aconteceu nos dias 30, 31 de março e 1º de abril de 2011, no Rio de Janeiro. O evento promovido pela CUT e o Arquivo Nacional, organizado pelo CEDOC CUT, Memórias Reveladas e outras entidades, contou com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/MDA).
A obra, que estará disponível apenas eletronicamente e em breve poderá ser consultada no site do CEDOC CUT e no site do Memórias Reveladas, apresenta 18 artigos sobre experiências de organizações de arquivos sindicais, arquivos rurais, da Justiça Trabalhista, e sobre a memória da resistência dos trabalhadores e trabalhadores ao regime de exceção.
Na apresentação, Antonio José Marques e Inez Terezinha Stampa, organizadores da obra, destacam a importância de disponibilizar informações históricas sobre a organização dos Trabalhadores. “Essa coletânea é verdadeiro testemunho da importância dos arquivos para a compreensão da história de lutas da classe trabalhadora”.
O Laboratório de História Social do Trabalho da Uesb participa da edição do livro com dois artigos, de autoria da Professora Rita de Cássia Mendes Pereira e do discente José Pacheco dos Santos Júnior. O artigo da Profa. Rita Pereira, intitulado O Laboratório de História Social do Trabalho (LHIST/Uesb) e a memória dos trabalhadores do Sudoeste Baiano apresenta os resultados das atividades desenvolvidas pela equipe do Laboratório de História Social do Trabalho da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (LHIST/Uesb), que tem se dedicado à difusão da memória social do trabalho e dos movimentos sociais; a investigação sobre as relações de trabalho, as reivindicações e as principais formas de luta dos trabalhadores; a reconstrução da história e memória da advocacia trabalhista e do movimento sindical em âmbito regional.
Já o capítulo assinado por José Pacheco dos Santos Júnior, bolsista de Iniciação Científica da Fapesb no período de 2010 a 2011, tem por título Os mundos das crianças e dos jovens trabalhadores no acervo do LHIST/Uesb (Sudoeste da Bahia, 1963-1983) e traz ao debate a importância da identificação, inventariação, tratamento primário, catalogação e disponibilização ao público das fontes relativas às relações de trabalho que se estabeleceram na região do sudoeste da Bahia no período do regime militar, mediante a análise dos conflitos e negociações entre menores trabalhadores e seus patrões na Justiça do Trabalho de Vitória da Conquista (BA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário