segunda-feira, 17 de setembro de 2018


LHIST promove palestra com o tema “Lutas por moradia em Diadema e o poder público municipal (1983-1996)”.

No próximo dia 20 de setembro, às 17h30, como atividade integrante dos Seminários do LHIST 2018, acontecerá, no auditório do módulo Antônio Luis Santos da Uesb, campus de Vitória da Conquista, a palestra “Lutas por moradia em Diadema e o poder público municipal (1983-1996)”,  a ser proferida pela Professora Joana D’Arc dos Santos, do Instituto Federal da Bahia (IFBa).

        Resultante da sua pesquisa de doutorado em História, defendida junto à PUC-SP, a palestra tem por foco os encaminhamentos políticos em relação às demandas de organizações de lutas por moradia, realizadas pelo governo municipal de Diadema, entre 1983 e 1996. Em um contexto marcado pela ilegalidade da posse de terra urbana, falta de infraestrutura, altos índices de violência e baixos índices de desenvolvimento humano, Diadema vivenciou intensos conflitos entre ativistas sociais e proprietários de terras. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as administrações municipais em Diadema, entre 1983-1996, reproduziram a autocracia burguesa na instância local, embora substituindo alguns dos sujeitos da dominação no interior do Estado. Estas administrações pautaram-se na prática politicista, por priorizar a dimensão política no interior das relações societárias e, com isto, conforme demonstraram os dados, finalizaram por proteger os interesses de desenvolvimento de proprietários de terras e de outros grupos econômicos que se instalaram na cidade, em detrimento das necessidades da produção e reprodução da vida dos trabalhadores.

A participação é gratuita e franqueada a todos os interessados da comunidade acadêmica e regional. Não há necessidade de inscrição prévia. Certificados serão conferidos de acordo com o registro nas listas de freqüência.
Maiores informações poderão ser obtidas no Departamento de História da Uesb pelos telefones (77) 34248666 e 34248697 ou pelo email lhist.uesb@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário