quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Ditadura militar, imprensa alternativa e formação política em debate no LHIST/Uesb


A ditadura civil-militar, vigente no Brasil entre os 1964/1985, caracterizou-se pela repressão política, por cassação de mandatos eletivos, exílios de opositores, prisão de contestadores, tortura de “inimigos” do regime e censura aos meios de comunicação. Neste processo, sem pedir licença, emergiram os jornais alternativos que foram porta-vozes das críticas multidimensionais à realidade existente no país. A partir desse ponto de vista, o Professor Carlos Alberto Pereira Silva, do Departamento de História da Uesb, irá proferir palestra com o tema Ditadura militar, imprensa alternativa e formação política, tendo por objetivo refletir sobre a presença da imprensa alternativa no contexto do regime ditatorial e apresentar um recorte de memória sobre a leitura de jornais alternativos, nos quais o palestrante obteve sua formação política. A atividade irá acontecer no dia 23 de novembro, às 16h, no Laboratório de História Social do Trabalho (LHIST) da Uesb, no campus de Vitória da Conquista.
Em seguida à palestra, o LHIST abre à visitação pública a exposição permanente Imprensa Alternativa: narrativas, identidades e resistência no Brasil Contemporâneo, na qual apresenta o seu acervo de jornais. A Hemeroteca do LHIST é composta por cerca de 3000 exemplares de periódicos produzidos no Brasil no século XX e primeira década do século XXI, agregados ao acervo do laboratório por meio de doações. O núcleo principal deste acervo é constituído por jornais em formato tablóide, associados ao conceito de Imprensa Alternativa, produzidos no Brasil sob a Ditadura Militar e no período de redemocratização. O acervo abriga, também, suplementos de jornais da grande mídia nacional dedicados à ciência e à cultura, exemplares de publicações internacionais e a coleção do Jornal A Voz do Trabalhador, produzido entre 1908 e 1915.
As atividades integram a programação dos Seminários do LHIST/2018 e da Semana de Integração da Uesb. A participação é gratuita e franqueada a todos os interessados da comunidade acadêmica e regional. Não há necessidade de inscrição prévia. Certificados serão conferidos de acordo com o registro nas listas de freqüência.
Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (77) 34248697 ou pelo email labhst@uesb.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário