quarta-feira, 28 de novembro de 2018



 Lançamento do livro História do Trabalho Revisitada

Sob pressão de grupos empresariais que apoiaram e patrocinaram o golpe de 2016, um novo sistema legal e um novo modelo de Estado se impõem como fatores de regulação e mediação das relações entre capital e trabalho no Brasil Contemporâneo. Lei da terceirização, reforma trabalhista e esvaziamento das funções e dos recursos da Justiça do Trabalho fazem parte de um mesmo conjunto de ações que, sob o manto da modernização, tendem a enfraquecer os modos de organização e luta dos trabalhadores. As normativas apreendidas pela designação genérica de Reforma Trabalhista, que se encontra ainda em curso, visam regularizar situações laborais situadas à margem da CLT e suprimem expedientes que, até então, em consonância com tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, eram garantes, pelo menos do ponto de vista formal, de proteção às mulheres, às crianças e aos jovens trabalhadores.
Assiste-se à cristalização e extensão para o conjunto dos trabalhadores de um novo sistema legal que precariza as condições de trabalho e os enfraquece na condição de demandantes frente à Justiça do Trabalho. Todas essas transformações ocupam, na atualidade, os pesquisadores do Direito, da Sociologia e, nomeadamente, da História do Trabalho, aos quais se impõe abordar, em uma perspectiva diacrônica, o papel da Justiça do Trabalho como instância de mediação e luta entre patrões e empregados e tratar os seus acervos como depositários de informações sobre relações de trabalho, perfis e estratégias de luta dos trabalhadores do Brasil, desde o início da década de 1940.
Este conjunto de reflexões define a matéria do livro História do Trabalho Revisitada: Justiça, Ofício, Acervos, organizado por Alisson Droppa, Aristeu Machado Lopes e Clarice Gontarski Speranza e lançado pela Paco Editorial no ano de 2018. O livro, que conta com capítulos da lavra de importantes historiadores do trabalho, a exemplo de Ângela de Castro Gomes, Larissa Correia e Lorena Gill, será objeto de discussão em atividade que integra a programação dos Seminários do LHIST e da Semana de Integração da UesbA apresentação do livro será feita pelos professores e pesquisadores do Laboratório de História Social do Trabalho da Uesb (LHIST), José Pacheco dos Santos Junior e Rita de Cássia Mendes Pereira, que também figuram na condição de autores de capítulos da publicação.
A atividade será realizada no dia 21 de novembro, às 17h30, no Laboratório de História Social do Trabalho da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista. A participação é gratuita e franqueada a todos os interessados da comunidade acadêmica e regional. Não há necessidade de inscrição prévia. Certificados serão conferidos de acordo com o registro nas listas de freqüência.
Maiores informações poderão ser obtidas no Departamento de História da Uesb pelo telefone (77) 34248697 ou pelo email labhst@uesb.edu.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário